Como as empresas sobrevivem a mais de 100 anos?

Quando olhamos para o mundo a nossa volta, conseguimos enxergar inúmeros letreiros e alto-falantes que induzem nosso consumo por produtos e serviços.

Por dia, em média vemos 1.500 marcas de empresas.

Grandes corporações com maturidade avançada conseguem se manter no padrão de consumo de geração a geração.

Teorias de conspiração a parte, através desse artigo espera levar ao leitor a uma reflexão como as empresas ultrapassam gerações.

Espero que no fim desse artigo, você possa entender o que são as grandes corporações e como elas conseguem surfar na onda.

Pesquisa de Mercado (P&D)

Peter Drucker dizia que toda empresa tem que ter um propósito além do lucro, e que uma empresa que não tem lucratividade acima do risco e taxa do mercado não tem razão de existir.

Corporações com melhores práticas de mercado alocam parte de seu resultado para o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.

A Pesquisa e Desenvolvimento proporciona a constante melhora dos produtos como o desenvolvimento de novos produtos para o mercado consumidor.

Visando a manutenção e crescimento da fatia de mercado que a empresa atinge.

Adaptação e Tendência

O mundo muda, existiu a geração baby boomer, os millenials e agora a geração Z, hiper conectada a toda tecnologia que nos envolve.

Segundo Darwin, não é o mais forte ou mais inteligente que sobrevive e sim aquele que melhor se adapta a toda as mudanças ao nosso redor.

As empresas que já são consolidadas como referência de produtos ou serviços, fazem análises e projeções de como o futuro mercado irá consumir.

Esses estudos e investimento proporcionam o timming certo entre as necessidades ou desejos dos clientes com o produto na prateleira.

Marketing

A necessidade é a mãe do marketing.

Quando empresas investem milhões em marketing, seu foco principal é criar além de desejo.

A adaptação as novas maneiras de viver geram novas soluções para problemas antigos.

Grandes corporações conseguem entregar essas soluções de maneira a manter e aumentar seu publico consumidor.

Relacionamento Institucional

Toda empresa que tem grande inserção no mercado, seja ele qual for, tem como necessidade o relacionamento com o estado em que ela atua.

O forte relacionamento e a cooperação entre o setor privado e o publico geram credibilidade entre as partes.

A credibilidade que a marca representa é o ponto chave para que a empresa consiga ultrapassar gerações.

Concorrência

Toda fatia de mercado é disputada, sempre haverá entrantes no mercado consolidado, como nichos que são criados como tendência.

As grandes empresas trabalham para que esses novos concorrentes não consigam assumir fatias de mercado.

E isso, também é um fator para que elas consigam sempre se manter no auge.

Mercado Financeiro

Grandes corporações são listadas em bolsa de valores.

Qualquer pessoa pode de alguma forma deter parte de sua propriedade, através de compra de ações ordinárias ou preferenciais.

O livre mercado da propriedade é a pedra fundamental para que a empresa possa sobreviver a todas as mudanças.

Através desse artigo, espero ter proporcionado uma reflexão como perpetuar uma empresa além da planilha de Fusões e Aquisições.

E lembre-se: “Existe um único propósito em estarmos vivos, manter a vida.”

Até mais, te vejo com os vencedores!

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