Como aumentar a produtividade em serviços

Quando se fala em serviços, existe muita dúvida em relação a sua definição e a atividade operacional em si.

Nesse artigo, vou apresentar para você como aumentar sua produtividade no setor de serviços.

Serviços – O Setor

Um serviço é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.

O setor de serviços tem a maior taxa de lucratividade comparado com a indústria e comércio, girando entorno de 15% a 20%, enquanto a venda de produtos apresenta margens de 5 a 10%.

Hoje, 75% do PIB é derivado do setor de serviços, sendo o setor que mais contribui para o avanço da economia em 2018.

Afinal, como conseguir essas taxas de lucratividade?

O Serviço

Saiba especificamente qual é seu negócio, ou seja, descubra qual realmente é sua proposta de valor, o que você entrega de valor para seu cliente, o que você resolve na dor dele.

As pessoas pagam por produtos e serviços que realmente resolvam ou que melhoram os problemas delas.

Lembre-se que cada serviço resolve uma dor específica, quando você tem uma gama de serviços você expande sua oportunidade de gerar receita.

O ponto principal não é ter o máximo: é ter o suficiente para realizar sua proposta de valor, assumindo que seus propósitos crescerão à medida que você cresce, jamais para corresponder às expectativas de outras pessoas ou para enfrentar desafios do seu ego.

Preço

Honorários devem basear-se em valor.

Valor é o que o cliente extrai da realização dos objetivos ou necessidades do serviço no momento e a longo prazo.

O cliente é mais bem servido, quando as soluções são rápidas, existe um conflito ético em se cobrar pela unidade de tempo.

A origem do preço de um serviço se da pelo valor que o cliente coloca na sua solução.

Quanto maior percepção de valor do seu serviço do cliente, menor será sua concorrência de preços com seus concorrentes.

4 Fatores que influenciam na percepção de valor do cliente:

  1. Facilidade (pagamento, acesso);
  2. Exclusividade (alta procura e pouca oferta);
  3. Tempo (entrega, disponibilidade);
  4. Atendimento ao cliente (pronto atendimento).

O cliente paga pelo conforto, segurança e paz de espírito, e o valor independente do uso efetivo, por essa razão, qualidade e pós-venda são a alavanca motriz do funcionamento dos negócios.

Referências

Referências são a regra de ouro para qualquer negócio, não deixe passar a oportunidade de encantar seus clientes.

A principal fonte de oportunidades de negócios é a divulgação boca a boca (36,7%).

Eis uma frase de solicitação de referências: ” Considerando o benefício do nosso serviço, quem vocês conhecem que também poderia beneficiar-se?”

Lembre-se de solicitar pelo menos 3 indicações para cada cliente que você conseguiu encantar.

Você estará em melhor situação com um único comprador potencial, que você conheceu pessoalmente por uma indicação de uma referência, do que acumulando mil pessoas por semana no Facebook.

Personalização

O ponto de partida para uma abordagem de vendas é descobrir os interesses do comprador. Está ligado a alguma instituição religiosa? Ele é torcedor ativo de equipe esportiva? Quais suas atividades familiares? Faça o dever de casa e inicie a abordagem com esses gatilhos emocionais.

Muitos programas de treinamento de vendas ensinam os futuros vendedores a “refletirem e imitarem” a postura corporal, o estado de espírito e o estilo verbal do cliente, pois foi provado que semelhanças ao longo de cada uma dessas dimensões levam a resultados positivos.

Prospecção

Quando você oferta um serviço e a pessoa demonstra interesse, você tem 80% de chance de conversão no mesmo dia, 50% depois de 3 dias, 20% depois de 7 dias.

Existem 6 maneiras eficazes de impulsionar vendas:

  1. Oferecer um brinde no ato da compra
  2. Promoções por tempo limite
  3. Opinião de Especialistas Reconhecidos
  4. Gerar Compromisso
  5. Fazer Elogios; colaborar com objetivos do cliente
  6. Depoimentos de outros clientes, número total de clientes

Relacionamento

A única forma de se obter lucro é através do seu cliente, logo, seu cliente é seu maior patrimônio.

Quando as pessoas veem um histórico confiável de bons antecedentes, elas se dispõem a pagar pelo potencial.

Seus clientes lembraram dos atributos do negócio através do reconhecimento da marca.

Desenvolva marcas em torno da sua proposta de valor, a construção da marca é mais eficaz com repetição e consistência.

Mantenha um banco de dados atualizado e entre em contato pelo menos 2 vezes ao ano.

Espero ter respondido a dúvida de como aumentar a produtividade no setor de serviços e que você consiga implantar essas dicas no seu negócio.

E lembre-se: “A civilização avança ao ampliar o número de operações que podemos realizar sem pensar nelas. ”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita