Você sabe qual é a importância do fluxo de caixa?

Você sabe como fazer um fluxo de caixa? Entende qual é a importância dele para o seu negócio? Ainda não?

Não se preocupe! Neste artigo, eu pretendo mostrar para você, tudo o que você precisa saber para montar o seu fluxo de caixa de uma forma muito eficiente.

Planilha de Capital de Giro 

Você precisa de dinheiro? 

Descubra quanto você precisa para manter sua empresa funcionando. 

O que é o fluxo de caixa?

Para você que ainda não sabe o que significa o fluxo de caixa, nada mais é do que a entrada e saída do dinheiro da sua empresa feita de uma forma organizada respeitando sempre as entradas de dinheiro e as contas que precisam ser pagas no final do mês.

Ter um bom controle do seu fluxo de caixa é extremamente importante pois irá ajudar você a conseguir melhorar o desempenho da sua empresa tornando ela muito mais saudável do que antes.

Apesar de parecer bastante complexo, eu gostaria de afirmar que o fluxo de caixa não é difícil de ser montado, tudo o que você precisa para conseguir é planejamento e manter o foco no objetivo.

Tenha um controle do capital da sua empresa

O primeiro caminho para se ter um bom fluxo de caixa é muito simples, você precisa manter a sua empresa funcionando e respeitando sempre o capital que você tem disponível para manter o funcionamento.

Um grande erro dos investidores que são iniciantes é simplesmente investir em seus negócios mais do que eles podem pagar, ou seja, você precisa ter os pés no chão para não  prejudicar o capital da sua empresa.

Evite empréstimos financeiros

Depender de empréstimos bancários não é uma boa condição para sua empresa, afinal, a empresa tem que conseguir pagar suas contas e gerar lucro,  e se isso não ocorrer, a operação do negócio precisa ser revista.

Tenha uma boa reserva para emergências

Uma prática muito recomendada é ter uma boa reserva de emergência para a continuidade do negócio, caso a sua empresa não forneça o retorno esperado ou haja variações na demanda.

É muito comum que um negócio demore para dar lucro, logo, você precisará ter condições de manter esse negócio vivo para que ele tenha o tempo necessário até conseguir se pagar.

Essa reserva pode incluir as seguintes contas: pagamento de fornecedores, pagamento dos funcionários, contas em geral, entre outras contas que você pode estar colocando dependendo do seu ramo de negócio.

Fora que, uma reserva de emergência é o suficiente para manter o seu psicológico relaxado e focado na meta.

Planeje muito bem quais serão os seus próximos movimentos, tenha um capital reserva e não gaste mais do que você pode bancar.

Estabeleça prioridades

Quais são as prioridades do seu negócio? O que não pode faltar para que o seu negócio tenha chance de prosperar e se manter no foco que foi estabelecido lá no início.

Após estabelecer essas prioridades, você deve se lembrar de cumprir com o pagamento delas, até porque, são suprimentos que o seu negócio precisa para funcionar.

Ou seja, se eles faltarem, você não terá condições de manter seu negócio e isso poderá atrasar ainda mais o retorno sobre o capital investido, portanto, siga essa orientação e estabeleça as suas prioridades pois isso é muito importante.

E lembre-se: “Sucesso, não perfeição”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita