Como organizar uma empresa? Dicas valiosas para colocar a casa em ordem!

Saber como organizar uma empresa é um dos pontos mais importantes para os empreendedores. Isso porque a desorganização não somente torna o trabalho mais confuso e complicado, como também pode gerar gastos desnecessários.

Mas muita gente imagina que começar um negócio só requer abrir um CNPJ e esperar o dinheiro entrar. O tombo quando se descobre que não é bem assim pode ser grande.

Se você quer entender como organizar uma empresa, e deseja obter dicas para tornar a sua rotina mais funcional e muito mais produtiva, está no lugar certo!

Preparamos um material com dicas preciosas para quem quer melhorar os números e ganhar mais dinheiro apenas mudando algumas coisas, e monitorando de perto setores essenciais para o andar da carruagem.

Planilha de Diagnóstico Empresarial

Descubra o que sua empresa precisa mudar para

Aumentar o Lucro!

Veja quais são as nossas dicas de como organizar uma empresa, e melhore os seus lucros!

Você investiu o seu dinheiro, contratou uma boa equipe, vende um bom produto…mas ainda assim parece que as coisas não estão caminhando conforme o esperado. Pode ser falta de organização!

Uma empresa requer um extremo controle em diferentes setores, e isso é essencial para que você mantenha o negócio funcionando.

Tão importante quanto fazer uma boa gestão de pessoas, ou mesmo investir em uma boa equipe para o RH é garantir que essas pessoas tenham condições de trabalho no que diz respeito ao funcionamento da empresa.

  • Controle financeiro:

O controle financeiro é um dos pontos mais importantes de sua empresa, e precisa ser monitorado de perto. A primeira coisa que você precisa fazer é separar as suas contas pessoas das contas da empresa.

Por isso é importante manter duas contas bancárias separadas, e não misturar uma coisa com a outra. Você não somente terá um maior controle de gastos e entrada de dinheiro, como também terá menos impulso por gastar o dinheiro do seu negócio.

Entenda a diferença entre custos, gastos e lucros

Para conseguir um bom controle financeiro você precisa ter uma interpretação clara a respeito das diferenças sobre custos, gastos e lucros. Embora sejam sempre confundidos, custos e gastos têm significados diferentes.

  • Custos:

Os custos se referem a tudo aquilo que a empresa precisa gastar para produzir ou para entregar o seu serviço. Esse é o valor que mantém a empresa funcionando, porque mantém o produto ou serviço no mercado.

É essencial ter um bom controle dos custos em sua gestão financeira, e também é importante conseguir reservar valores para os momentos de aperto, impedindo assim que o negócio feche as portas.

  • Gastos:

Os gastos são os valores que saíram de seu plano. Por exemplo, a troca de um aparelho com defeito que é essencial para a produção. O gasto costuma ser um dinheiro “perdido”.

Isso porque ele não é previsível, e, portanto, não é somado ao valor final de seu serviço ou de seu produto.

  • Despesas:

Já as despesas referem-se a estrutura de funcionamento da empresa, e tudo aquilo que ela precisa para funcionar minimamente. As despesas podem ser fixas ou variáveis.

As fixas são aquelas que se repetem independentemente da quantidade que a empresa vai vender. Já as variáveis são aquelas que podem mudar de acordo com a quantidade de produtos feitos pela empresa, como a contratação de pessoal para atender uma determinada demanda.

  • Lucros:

Consideramos lucro aquilo que retorna para a empresa. Ou seja, o dinheiro que, mesmo depois das despesas e dos custos, sobrou. O lucro deve ser sempre calculado para ser obtido em cada venda ou prestação de serviços.

Como um software de gestão pode lhe ajudar a organizar as coisas?

Hoje em dia muitas pessoas apostam em software de gestão para conseguir bons resultados quando o assunto é organizar uma empresa.

Eles são programas que podem ser instalados para entregar relatórios, métricas e muitos outros artefatos que auxiliam na gestão de qualidade. Você pode contratar softwares para resultados em:

Esses são apenas alguns pontos. Hoje em dia os softwares são muito eficientes, e chegam a ser essenciais para quem quer organizar uma empresa.

A importância do controle de estoque para o bom funcionamento de uma empresa!

Agora precisamos abordar um dos temas que mais tira o sono dos empresários: o estoque! Um estoque mal administrado pode trazer um verdadeiro rombo financeiro, e até mesmo levar a empresa à falência.

Um estoque precisa ser cuidado de maneira muito metódica. É importante que você tenha uma planilha para controlar as coisas que tem. Nessa planilha, você deve sempre incluir a quantidade mínima de cada coisa.

Essa quantidade refere-se ao mínimo que você precisa sempre ter para conseguir atender o seu público. Por exemplo, uma pizzaria não pode ficar sem molho de tomate, e deve estipular uma quantidade mínima para ter certeza que sempre terá.

O seu controle de estoque deve considerar também a validade de produtos – principalmente se são alimentícios – e deve ter uma coluna de estoque máximo. Você nunca deve ultrapassá-la, ou ficará com material parado.

Lembre-se sempre que estoque cheio é dinheiro parado, e estoque vazio é dinheiro perdido. Então, mantenha um equilibro saudável, e use um software de gestão para conseguir fazer isso também.

Um bom plano de negócios ajudará você nessa organização!

Se você quer organizar uma empresa precisa começar criando um bom plano de negócios. Ele será o seu guia para manter o empreendimento em leno funcionamento.

Esse plano deve trazer metas e objetivos claros, e também algumas estratégias para conseguir chegar até os resultados. As metas podem ser de curto e longo prazo, mas precisam ser possíveis!

Você pode contar com uma consultoria empresarial para criar um bom plano e buscar ajuda de uma empresa de coaching para conseguir colocar alguns planos em funcionamento.

A consultoria poderá lhe ajudar não somente a ter uma organização melhor, como também a obter resultados através do marketing digital, produção de conteúdo e etc.

O importante é que você se empenhe em organizar uma empresa, e conte com profissionais qualificados para lhe ajudar nessa missão. Além de ter sempre a tecnologia como aliada seja na disponibilização de softwares ou demais artefatos tecnológicos.

E lembre-se: “O que não se mede, não pode ser administrado”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita