Como vender minha empresa?

Existe um mercado grande de compra e venda de empresas, esse é denominado “M&A” é a sigla em inglês para “Mergers and Acquisitions”, traduzindo para o português: fusões e aquisições.

Muitas vezes empresas compram outras para expandir sua fatia de mercado, para mitigar concorrência, para ter vantagem competitiva ou são empresários que querem diversificar seus negócios nos ramos da economia.

Se você empreendedor quer vender sua empresa, nesse artigo espero abordar os pontos fundamentais para que você consiga.

Família

Uma empresa é uma família, e uma família é uma empresa.

A maturidade de uma empresa só é alcançada em média no 8 ano de existência, até lá a família do empresário teve que suportar toda a pressão de iniciar um novo negócio.

Percorrer o caminho do empreendedorismo exige dedicação, perseverança e principalmente muitas horas de trabalho que podem afetar diretamente a relação familiar.

Toda a família é envolvida na constituição da empresa, pois todos os colaboradores e relativos iram modelar seu comportamento no empregador.

Logo, quando você pensar na venda de sua empresa, você compulsoriamente precisa entender como isso irá afetar sua família.

Muitas consultorias fazem um trabalho dedicado a família.

Um ser humano não vive sozinho e precisa de uma estrutura de apoio para superar os desafios do negócio.

Herdeiros

A família do empresário cria uma expectativa de herança.

Herdar bens materiais e principalmente o controle da empresa e é isso que muitas vezes move os interesses da família em relação a empresa.

Quando membros da família trabalham na empresa a expectativa de herança é ainda maior.

Você empresário precisa entender como a venda da sua empresa vai comprometer sua relação familiar, pois sua família sempre será sua família.

Colaboradores

Seus colaboradores têm uma história com você, algumas vezes de vitórias outras de aprendizado.

Essa história não pode ser apagada, por exemplo, aquele office boy que dedicou sua carreira esperando chegar na diretoria e ainda espera chegar lá.

Você precisa entender como a relação com seus colaboradores irá afetar a venda da sua empresa e principalmente quais são as promessas não escritas e como elas irão ser compensadas.

Estrutura de Capital

Você provavelmente tem sócios ou uma estrutura de capital com lastro no sistema financeiro.

Analisar qual é a sua estrutura de capital e quais são os controladores não vistos da sua empresa é fundamental para sua negociação.

A estrutura de capital, ou seja, as pessoas ou instituições que tem capital financeiro em sua empresa também são decisores no fator de venda do ativo.

Relacionamento com Fornecedores e Clientes

Seus clientes e fornecedores tem um relacionamento com você, uma história que começou desde seu pequeno pedido.

Essa relação comercial entre clientes e fornecedores é a base da estrutura da sua empresa, ela que sustenta a sua operação.

Quando você pensar em vender sua empresa, você precisa entender como a nova administração irá manter essa relação com seus parceiros.

Geralmente, o antigo dono da empresa responde por 5 anos na administração do negócio após o fechamento do contrato de venda.

Nova Administração

A cultura organizacional é a primeira barreira para a nova administração.

Um negócio não está apenas em seus balanços, em sua política escrita, ou nos seus clientes, está também na cultura não vista dos corredores.

Muitas empresas que foram vendidas não conseguiram êxito com os novos proprietários devido ao um choque de cultura entre os compradores e a organização.

História da Empresa

Toda empresa tem uma história.

Uma história com o mercado, com clientes, com fornecedores, com colaboradores e com organizações governamentais.

Como sua a história da empresa vai ser vendida é importante.

Elaborar uma documentação com a história que não está nos números é uma maneira de atrair novos investidores.

Mercado

O mercado muitas vezes é inundando de notícias em prol da especulação.

A notícia de venda de uma empresa nem sempre é vista com bons olhos, concorrentes aproveitam da situação para plantar “Fake News”.

Treinar sua equipe de como se comunicar com o mercado no processo de venda é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

Valuation

O processo de valuation é que denomina o valor presente líquido da empresa a ser negociada.

Ele passa pelo processo de análise da documentação fiscal, contábil e financeira e pelo processo de verificação da veracidade das informações.

Constituir uma organização onde seus números sejam congruentes com sua operação é o primeiro passo para todo processo de venda.

O possível comprador exigirá a comprovação implícita da documentação, como notas fiscais, transações bancárias, endividamento, contratos e outros.

O primeiro passo para a venda da sua empresa é conseguir que essa documentação esteja correta.

Através desse artigo, espero ter orientado quais pontos você deve trabalhar para a venda da sua empresa.

E lembre-se: “Seu maior patrimônio são seus colaboradores e seus clientes.”

Até mais, te vejo com os vencedores!

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