Controle Financeiro – Saiba porque é importante

O Controle Financeiro é considerado como um conjunto de ações que podem ajudar as pessoas e empresas a projetarem uma futura situação e assim estabelecerem estratégias para poderem cumprirem os seus compromissos e objetivos.

Quanto as finanças, isso pode se referir ao processo de se estimar o volume de despesas, receitas e de categorias de gastos, tratando-se de compreender como a pessoa ou a empresa usa o seu próprio dinheiro.

Planilha de Capital de Giro 

Você precisa de dinheiro? 

Descubra quanto você precisa para manter sua empresa funcionando. 

Assim, com as informações que se obtém através dessa ferramenta, é possível organizar as partes que mais afetam o orçamento, além de identificar a natureza dos gastos, os excessos de consumo e quais os hábitos que estão comprometendo o saldo no final do mês.

A importância do “Controle Financeiro”

No caso de um ambiente de competitividade empresarial, o Controle Financeiro é algo fundamental para que se reconheça os problemas de conhecimento empresarial, sem que a rentabilidade seja comprometida e a empresa se mantenha competitiva, além de atingir suas metas e objetivos.

O controle financeiro é capaz de garantir ao gestor uma abrangente visão de todos os fluxos dos recursos monetários que existem, onde a empresa pode identificar a forma como é estruturado o orçamento, além das metas de gastos foram atingidas e quais os pontos necessitam de um maior investimento.

Quanto as tomadas de decisão, essa também pode serem impactadas, e a empresa deve avaliar melhor os investimentos estratégicos e o impacto de cada uma das medidas na sua rentabilidade, pois assim, o gestor pode manter o nível de competitividade elevado.

Otimizando o Controle Financeiro

Uma gestão financeira deve procurar pensar sempre nos custos diretos e indiretos, além de contar com diversas estratégias para poder diminuir os riscos e as possibilidades dela ser afetada por algum imprevisto.

Sendo assim, confira abaixo algumas formas de como uma empresa mantém os seus processos gerenciais eficientes, com lucro e com nível baixo de desperdícios.

Para que a empresa consiga manter um fluxo eficiente de recursos financeiros e um planejamento mais inteligente, é essencial que se reconheça antecipadamente quais as contas que devem ser recebidas a médio e longo prazo.

Assim, para que isso se torne possível, o controle das contas a receber deve entrar em ação, onde melhora a visão sobre alguns fatores, como o montante de pagamentos que devem ser realizados, as contas que estão vencidas e os clientes que estão em atrasos com os pagamentos.

Dessa forma, com esses dados, o gestor pode ter uma visão sobre o seu fluxo de caixa, além de tornar bem mais fácil executar as dívidas que estão atrasadas e assim renegociar os pagamentos pendentes, conseguindo manter o fluxo de receitas constante e alinhado com as suas estratégias.

  • É preciso fazer o controle do fluxo de “contas a pagar”

No caso do controle de contas a pagar, é essencial para que a empresa possa ter uma visão sobre as contas que devem ser pagas em um futuro próximo, além de como elas podem ainda afetar as receitas do negócio.

Assim, esse processo garante ao gestor uma visão sobre os fatores como as contas e tributos que se encontram com os pagamentos pendentes, além dos pagamentos futuros.

No caso da demonstração do fluxo de caixa, esse é um relatório que possui a consolidação sobre todas as perdas e lucros da empresa ao longo de um certo período, sendo um documento que incluir não apenas o cálculo preciso da rentabilidade da empresa, mas da forma como o gasto impactou a receita final.

Com isso, o gestor pode possuir a identificação de forma precisa dos melhores pontos para poder cortar alguns gastos, e quais os pontos que podem contar com novos investimentos.

  • Procure trabalhar com uma gestão do fluxo de caixa

Esse é um tipo de relatório que procura indicar para os seus gestores se existe alguma sobra ou se existe a falta de capital de giro quando se termina um certo período.

Assim, ele é sempre visto pela empresa como um documento complementar que demonstra o fluxo de caixa, principalmente em processos de tomada de decisão.

Além disso, o relatório de fluxo de caixa pode indicar ainda ao empreendimento sobre a quantidade dos recursos que estão disponíveis para os gastos recorrentes e para os novos investimentos naquele determinado momento.

Dessa forma, com essas informações em mãos, a empresa consegue adquirir todas as matérias-primas ou então, novas ferramentas com riscos reduzidos e, assim, manter um bom e maior controle financeiro em relação as suas receitas.

Principal papel do Controle Financeiro na vida pessoal

A falta de se valorizar um planejamento financeiro é algo bastante preocupante no país, onde são poucas as pessoas que fazem um controle financeiro, pois a maior parte delas não possuem a noção do papel que uma educação e organização financeira é capaz de exercer nas suas vidas.

Assim, de um lado, o planejamento e a organização é capaz de deixar as pessoas mais próximas as suas metas de vida, pois elas conseguem enfrentar obstáculos financeiros e pessoais, além de tornar mais possível de economizarem para investirem e pouparem para momentos emergenciais.

No entanto, do outro lado, a desorganização e a falta de conhecimento quanto aos seus gastos e receitas podem acabar comprometendo todo o seu orçamento, o que faz com que tais pessoas acabem entrando em dívidas.

Por isso, não pense que existe um perfil de renda para que o controle financeiro possa ser eficiente, pois essa é uma ferramenta que se encontra a disposição de todos e independente de quanto eles recebem.

Sendo assim, se você já se encontra convencido da importância de um planejamento financeiro corretamente e eficiente para que se possa desenvolver tanto na vida pessoal quanto em uma empresa, então provavelmente você já notou que essa não é uma estratégia simples de ser executada.

Portanto, usar um sistema de Controle Financeiro é uma das alternativas que podem transformar o cotidiano de qualquer empresa ou da vida de uma pessoa, pois desburocratiza diversos processos e simplifica a vida tanto do gesto e da pessoa, respectivamente.

E lembre-se: “A persistência é o caminho do êxito”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita