5 pilares da Gestão de Pessoas

A Gestão de pessoas busca sempre compreender os processos que são relativos à atração, contratação, motivação, retenção e a maximização de todos os resultados dos funcionários em algum ambiente profissional.

Geralmente, essa gestão possui muita relação com o desenvolvimento da cultura organizacional e ao gerenciamento dos recursos humanos, além de todos os demais processos que são pertinentes para a empresa.

Sendo assim, quando se pensa em uma empresa, logo se pensa na gestão de pessoas como um mecanismo bastante efetivo e que de forma estratégica deve se encontrar alinhado com outros objetivos e metas da empresa, o que pode explicar a sua importância, no entanto, a sua atuação pode ir muito além.

Entenda mais o que é Gestão de pessoas

A Gestão de pessoas normalmente envolve técnicas de treinamento, motivação e de desenvolvimento, na intenção de proporcionar uma melhor administração e eficiência diante dos desafios na hora de liderar seus times.

Planilha de Diagnóstico Empresarial

Descubra o que sua empresa precisa mudar para

Aumentar o Lucro!

Assim, se tornar possível administrar os comportamentos internos, pois a gestão de pessoas tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida e ainda a produtividade de todos os funcionários.

A gestão de pessoas utiliza de técnicas que envolvem a motivação para garantir a possibilidade de desenvolvimento e a participação de todos os colaboradores no processo de tomada de decisão, além de outras ações.

Com isso, se pode garantir o bem-estar e o desenvolvimento profissional, em que uma boa gestão de pessoas tem a capacidade do aumento da eficiência e da diminuição da rotatividade dos funcionários, o que faz com que os benefícios para as empresas e os colaboradores sejam muitos.

A importância da Gestão de pessoas

Como todos já devem imaginar, o capital humano é um dos principais e mais importantes recursos de uma empresa, em que sem os colaboradores não existiriam prestação de serviços e nem a produção.

Assim, empresas que não buscam por formar lideranças e que não tomam iniciativas para poder ter o cuidado com a qualidade de vida dos seus funcionários, acabam  sofrendo muito com a motivação baixa e a rotatividade alta.

Dessa forma, existem diversas dificuldades para que haja a harmonia nas relações interpessoais nos diversos ambientes, e isso também não poderia ser diferente em uma empresa, o que acaba prejudicando a obtenção de resultados, além do fato de poucas pessoas continuarem dispostas em trabalharem naquela empresa.

Além disso, outro grande problema encontrado em empresas é a falta de organização e de objetivos mais claros no momento de conduzir os funcionários para que se alcance metas, em que muitas empresas cometem o grande erro de não valorizarem o seu time e nem procurarem o desenvolvimento de líderes.

Com isso, um funcionário que acaba achando que a sua opinião nunca é ouvida ou que sua qualidade não é reconhecida e nem chances de crescer dentro da empresa, provavelmente irá buscar por outro emprego.

Diante desses diversos problemas, manter um time motivado e focado nos propósitos da empresa para que possam ter melhores performances, especialistas acreditam que a gestão de pessoas é uma excelente maneira de desenvolvimento do capital humano dos empreendimentos.

Principais pilares da Gestão de pessoas

Como pode-se notar, a Gestão de pessoas se encontra bastante ligada em manejar toda a equipe, procurando aumentar o bem-estar dos colaboradores e a melhoria ambiente de trabalho. No entanto, para que se alcance tais objetivos, é preciso que se tenha alguns pilares fundamentais, os quais são:

  1. Motivação

Esse é considerado como um dos principais pilares para os seguintes, pois a motivação é capaz de despertar o comprometimento de cada funcionário da empresa.

Normalmente, um funcionário que se encontra desmotivado pode acabar rendendo bem menos do que é capaz, e esse é um perfil que não é esperado pelas empresas.

Dessa forma, é fundamental que a empresa procure entender o que garante a motivação dos seus funcionários a fazerem parte da sua empresa, o que faz necessário que ela tenha metas. Além disso, é essencial que a empresa mantenha a sua equipe motivada através do reconhecimento.

  1. Processo de comunicação

As regras da CLT são um obstáculo em gestão de pessoas, mas para que tudo o que foi citado aconteça e mesmo com as regras da CLT, é preciso que se haja uma boa comunicação na empresa.

É preciso que não basta somente a comunicação entre os gestores e os colaboradores de um mesmo setor, mas sim uma comunicação da empresa de forma integrada, fazendo com que a informação se encontre disponível quando for precisa.

O diálogo sempre necessita ser constantemente incentivado, em que se deve quebrar barreiras mais hierárquicas e trabalhar como um time, e adotar estratégias de comunicação interna e usar ferramentas tecnológicas podem ajudar muito.

  1. Trabalho em equipe

Contratar ainda é desafio para os líderes de empresas, e é importante que os colaboradores estejam em cargos com seu perfil ideal, em que dentro desse propósito, o objetivo da empresa seja comum para todos.

Os colaboradores devem se sentir relevantes em um ambiente organizacional, em que um trabalho em equipe vai bem mais além que um ambiente agradável, pois é essencial que se crie grupos de trabalho complementares e que funcionem bem em projetos específicos.

Assim, é necessário que a empresa incentive a interação dos seus colaboradores, pois isso irá aumentar a produtividade e a qualidade de trabalhos em equipe, sendo importante realizar reuniões de acompanhamento de todas as atividades.

  1. Competência e conhecimento

É possível que os colaboradores tenham competência e conhecimento se os três pilares anteriores se desenvolvam, e com isso, é necessário que haja um planejamento para ter uma equipe eficiente, garantindo um ambiente de desenvolvimento e crescimento da equipe toda.

  1. Desenvolvimento e treinamento

A grande busca por desenvolvimento e treinamento sempre deve ser constante e garantida pela empresa e os seus colaboradores, em que a existência de uma troca pode favorecer os dois, proporcionando satisfação e resultados.

Normalmente, isso sempre envolve proporcionar cursos técnicos, cursos profissionalizantes ou online, palestras e a abordagem de determinado equipamento ou software, por exemplo.

Portanto, para que tudo seja feito com sucesso dentro de uma empresa, o processo de Gestão de pessoas sempre deve ser algo contínuo e de envolvimento de toda a organização, em que os líderes necessitam acompanhar a sua equipe de perto, bem como os colaboradores devem ter conhecimento das suas funções e prestarem informações úteis.

E Lembre-se: “Empresas são feitas de pessoas, não de números”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita