Você sabe o que é CRM – Customer Relationship Manager?

Nos dias de hoje, gerenciar uma empresa ficou muito mais fácil com a chegada da tecnologia.

Mas, afinal, você realmente entende o que é CRM e como ele pode favorecer as tarefas da sua empresa? Continue aqui comigo que eu pretendo explicar para você de uma forma bem simples o que o CRM pode fazer pelo seu negócio.

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O que é CRM?

CRM em português significa: gestão de relacionamento com os clientes. Na realidade, trata-se de uma técnica de gestão de relações entre uma empresa com os seus atuais clientes, e claro, com futuros clientes também.

Tal conceito articula diferentes tecnologias para sincronizar suas vendas, as estratégias de marketing utilizadas, o atendimento direto aos clientes e o suporte técnico.

O veículo de informações permite gravar e guardar dados de contatos feitos, clientes, prospects, contratos fechados, entre outros.

Com o alinhamento desses processos, uma organização torna-se capaz de atrair mais e reter seus clientes, melhorando a relação com essas pessoas e diminuindo o tempo necessário para fechar negócios.

Definições de CRM

O conceito sobre o que é CRM eu já te passei, mas é impossível dizer que você conhece o que é CRM apenas lendo seu conceito.

Por tanto, trouxe aqui as palavras de empresas de destaque no mercado que dominam essa área.

Veja a definição de CRM de empresas como Microsoft:

“CRM é a solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que ajuda sua empresa a ampliar as vendas e tornar o marketing mais eficaz, por meio de insights sociais, business intelligence e gerenciamento de campanhas, seja na nuvem, seja em local físico, ou então, usando uma combinação híbrida”.

Como o CRM pode me ajudar a melhorar o funcionamento da minha empresa?

O que vai garantir que o seu negócio tenha um futuro próximo, e a maneira com a qual você mantém o relacionamento com os seus clientes atuais e com os clientes que se encontram interessados em negociar com a sua empresa.

Portanto, tendo uma ferramenta que possibilita a sua empresa a conseguir otimizar o poder de negociação e de relacionamento que ela tem atualmente com os clientes, sem dúvida alguma isso é categorizado como uma vantagem competitiva.

Logicamente que, o CRM é um sistema e quando bem executado pode trazer diversos benefícios para a sua empresa principalmente através de uma boa gestão de dados pertinentes ao perfil de cliente que entra em contato com o seu negócio e a fase que ele se encontra dentro do processo de vendas.

Vale a pena ter um sistema de CRM na minha empresa?

A resposta é Sim. Se você tem condições de melhorar o relacionamento com o seus clientes, este é o caminho a se tomar.

É humanamente impossível fazer uma boa gestão de todos seus atuais e potenciais clientes, para isso, o seu negócio precisa de uma ferramenta de gestão capaz de ajudar com esse processo.

Essas foram as dicas sobre CRM que eu tinha para você. O CRM é algo funcional e muito bom, entretanto, existe a necessidade de treinamento e constante atualização para que realmente gere o  resultado esperado.

E lembre-se: “O cliente é seu maior patrimônio”

Até mais, te vejo com os vencedores!

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