Tudo que você precisa saber sobre Valuation

O Valuation de uma empresa é uma informação crucial para todo e qualquer empreendedor que se encontra no mercado, até porque, existem diversas oportunidades de crescimento ou de venda que podem ser aproveitadas a partir dessa informação que é o Valuation.

Uma onda de empreendedorismo vem crescendo nos últimos anos no nosso país, entretanto, muitos empreendedores principalmente os que são novos de mercado, ainda não sabem muito bem o que é a Valuation e qual é a importância de uma informação como essa.

Se esse for o seu caso, peço que continue aqui conosco pois eu pretendo explicar a você tudo o que você precisa saber sobre o Valuation e como essa informação poderá ser crucial para a sobrevivência da sua empresa no mercado.

O que é o Valuation?

Em uma forma muito resumida, o Valuation é o valor que a sua empresa tem atualmente no mercado.

Planilha de Diagnóstico Empresarial

Descubra o que sua empresa precisa mudar para

Aumentar o Lucro!

Ou seja, quanto ela está valendo levando em consideração as condições atuais de lucro e gasto da empresa, além de outras informações que são pertinentes vindas diretamente da contabilidade.

Essa informação se faz necessária porque vamos supor que um dia você se encontra a procura de um sócio pois o seu negócio cresceu tanto que você já não consegue mais cuidar dele sozinho.

Para que você consiga fazer essa negociação da forma correta, é necessário saber quanto a sua empresa está valendo, pois o investimento percentual do sócio precisa estar de acordo com o valor atual de mercado da sua empresa.

Caso o contrário, você poderá perder dinheiro ou fazer uma negociação ruim com esse possível sócio perdendo a noção de quanto o seu negócio vale para o mercado atualmente.

Um outro caso aonde o Valuation é crucial seria no momento de vender a sua empresa para um possível investidor que se encontra interessado no seu negócio.

Se você não tiver em mente qual é o valor atual da sua empresa no mercado, existe uma possibilidade muito real de vender o seu negócio por um valor abaixo do que ele realmente vale, sendo assim, você estaria perdendo dinheiro e uma grande oportunidade de venda.

Valuation: Fluxo de caixa descontado

O método fluxo de caixa descontado é o tipo de Valuation mais utilizado no mundo, ou seja, vale a pena conhecer como ele funciona uma vez que é aplicado por tantos empreendedores.

Ele consiste na projeção dos fluxos de caixa futuros de uma empresa e na aplicação de uma taxa de desconto para trazê-los a valor presente.

A lógica por trás dessa metodologia está ligada a capacidade da sua empresa de gerar lucro futuramente, em comparação com o lucro que ela gera no presente momento.

Por isso esse método é o mais utilizado, devido a sua prática, ele consegue fazer uma Avaliação de Valor da Empresa que seja justo tanto para o empreendedor quanto para o investidor ou futuro comprador que se encontra interessado no negócio.

Essas foram as dicas que eu tinha para você com relação ao Valuation e a sua importância no mercado.

E lembre-se: “A única fonte de lucro é o cliente”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita