A verdade que ninguém te contou sobre Planejamento Financeiro

Durante a execução de um negócio, o planejamento financeiro é extremamente necessário, até porque, a administração do capital e dos recursos disponíveis precisa ser feita com muita precisão.

Você deve ter atenção para não gastar mais do que você ganha ou mais do que tem reservado para manter o seu negócio vivo.

Planilha de Capital de Giro 

Você precisa de dinheiro? 

Descubra quanto você precisa para manter sua empresa funcionando. 

Muitas pessoas investem demais em seus negócios e deixam de lado a ideia de ter uma reserva de capital para segurar a empresa de pé até que ela mesma gere lucro e possa se pagar.

Lembre-se, nenhuma empresa dá lucro da noite para o dia. Neste artigo, eu pretendo passar para você algumas dicas com relação ao planejamento financeiro e como ele deve ser feito para que você consiga melhorar a administração do capital da sua empresa.

Vamos conhecê-las?

O que é o planejamento financeiro?

De uma forma bem resumida, o planejamento financeiro é a parte onde se faz uma boa análise dos recursos financeiros que você empreendedor tem disponível para poder investir no seu negócio.

Durante esse período, é muito importante que você seja muito honesto consigo mesmo e não tente investir mais do que você tem disponível, até porque, durante o período inicial da sua atuação no mercado, muitas ações se encontram em período de teste.

Ou seja, não é garantido que aquela sua estratégia incrível será bem aceita pelo seu público-alvo. Invista com consciência, saiba administrar os recursos para poder pagar as contas, porque depender de empréstimo bancário pode ser problemático para seu negócio.

Parte do seu lucro será para pagar o banco, e vai demorar ainda mais tempo para que você possa aproveitar o retorno sobre seu investimento.

Como montar um bom planejamento financeiro?

Agora, eu vou passar algumas dicas para que você tenha condições de fazer um bom planejamento financeiro seguindo uma linha de pensamento simples e objetiva.

O planejamento financeiro é importante, entretanto, é apenas uma bussola para seus negócios. Portanto, seremos objetivos!

Seja honesto quanto ao capital que você tem disponível

Se você não tem dinheiro disponível para poder abrir aquela loja maravilhosa que você sonhou, não tem problema! Comece por baixo. Mais vale um projeto pequeno que se encontra em vigor do que um projeto incrível que nunca sai do papel por “falta de recurso”.

Invista com segurança e pensando sempre no amanhã, todo negócio tem seu risco e para ter sucesso ele depende além de seu esforço e da sua capacidade analisar as variáveis de mercado, por tanto, a cautela é indispensável para quem vive do empreendedorismo.

Tenha um controle de gastos

Seja uma planilha ou um sistema de informações gerenciais, você deve controlar não só o dinheiro que gasta e com o que você gasta, como também precisa colocar os projetos que o seu negócio fechou e quanto dinheiro você vem faturando com eles.

Afinal, precisa estudar se a sua estratégia está funcionando para saber se vale a pena continuar com ela levando em consideração os dados que estão sendo apresentados para você.

Um bom empreendedor precisa ser criativo, gostar de fazer testes e analisá-los, pois esse é o único jeito de encontrar uma boa estratégia para manter o seu negócio no caminho do sucesso.

Essas foram as dicas que eu tinha para você sobre planejamento financeiro, espero que tenha gostado. Lembre-se de ser sempre honesto e objetivo quanto ao seu dinheiro.

Afinal, vale lembrar da máxima “Dinheiro não aceita desaforo”.

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita