Quanto custa uma consultoria empresarial?

O serviço de consultoria empresarial pode ser extremamente útil para o seu negócio. Mas muita gente sequer cogita contratar por achar que é muito caro. Você sabe quanto custa uma consultoria empresarial?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ser um empresário não significa apenas criar um CNPJ. É necessário dedicar-se ao crescimento, capital de giro, conhecer o seu público, investir em marketing digital e muito mais.

E fazer isso sem orientação, do zero, pode ser uma missão um tanto quanto complicada. É justamente aqui que entra a utilidade do consultor, que é um profissional externo capaz de oferecer serviços para aumentar o lucro de sua empresa.

Se você não sabe quanto custa uma consultoria empresarial, e também já se antecipou dizendo que “isso não é para mim”, vamos explicar mais sobre isso, e garantir que você tenha uma noção melhor sobre o valor desse serviço.

Planilha de Diagnóstico Empresarial

Descubra o que sua empresa precisa mudar para

Aumentar o Lucro!

Descubra quanto custa uma consultoria empresarial – e porque contratar uma pode ser essencial!

Se você chegou até esse conteúdo é porque ainda tem interesse em contratar uma consultoria empresarial, mas não sabe quanto terá de pagar por esse serviço. Vamos esclarecer isso agora.

A consultoria empresarial é um serviço que lida com diferentes vertentes para tornar a sua empresa um sucesso. O consultor poderá lhe orientar sobre marketing digital, prospecção e gestão de pessoas, entre outros.

Esse serviço tem foco em gerar resultados e lucros. O preço será determinado considerando as estratégias a serem adotadas, e o tempo de trabalho.

Nesse caso estamos falando de um pacote, quando você contrata a consultoria empresarial para realizar um projeto específico, com data de início e término, e prevendo um determinado lucro.

O valor será definido contando com diversos fatores. A começar pelos gastos: quanto o consultor gastará para realizar o serviço? A partir daí, já existe um preço mínimo – afinal, ele não vai pagar por esses gastos.

Depois disso será adicionado o valor referente ao serviço, que pode ser cobrado por hora ou por diária. Tudo isso é calculado no ato da contratação do projeto, e você já terá uma média de preço.

O valor pode variar muito, partindo na média de 10 mil reais e chegando a números maiores, dependendo do que você quer, o tempo e o trabalho que isso vai demandar e os lucros que você terá.

Contratação por projeto pré-determinado

Outra possibilidade é que você faça uma contratação por projeto pré-determinado. Funciona quase da mesma forma que o anterior, mas nesse caso você terá uma consultoria mais específica.

Por exemplo, um planejamento de marketing ou valuation. Esses projetos costumam ser mais curtos, o que significa que o valor será um pouco menor, também. Mas lembre-se: para saber quanto custa uma consultoria empresarial é necessário enviar um projeto.

Os profissionais fazem orçamentos baseados no trabalho e no tempo de dedicação que o mesmo demandará. Por isso é preciso conversar e entender as necessidades de sua empresa antes de saber quanto custa uma consultoria empresarial.

ROI: por que tanta gente escolhe essa opção?

Quando você procura sobre quanto custa uma consultoria empresarial, pode facilmente encontrar o termo ROI, que significa Retorno Sobre Investimento.

Esse é um termo que determina que ao término do serviço de consultoria, será calculado quanto aquele trabalho gerou de retorno para a empresa. Através de uma equação sobre quanto foi investido e quanto retornou, será determinado o preço do ROI.

Um exemplo de cálculo é o seguinte: ROI = (Ganhos conseguidos com o investimento – Custos do investimento) /Custos do investimento x 100%.

A consultoria cobrará uma taxa de 10 a 30% sobre o valor do retorno que a empresa terá com a implantação do projeto.

Essa métrica é uma das aliadas mais eficientes para os empresários. Através do cálculo de ROI é possível saber se vale a pena continuar investindo nessa estratégia, ou se é mais interessante mudar o foco.

Serviços de consultoria podem variar muito!

A resposta exata a respeito de quanto custa uma consultoria empresarial só pode ser dada quando empresário e consultor se reúnem para debater os planos e as metas.

Esse serviço pode partir em valores simplórios, como 2 ou 4 mil reais, e chegar a valores muito maiores, dependendo do que se deseja fazer. Outros fatores que serão determinantes para o preço são:

  • Qualidade e experiência do profissional:

Sem dúvidas um profissional de alta qualidade e maior experiência terá um preço um pouco maior do que uma empresa menos preparada para a consultoria.

Saber equilibrar valor e qualidade é fundamental! Desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado, e exija garantias de retorno a respeito dos planos realizados.

Lembre-se sempre que esse é um serviço que está sempre caminhando conforme as necessidades do mercado. Se os preços sobem por conta da alta demanda, a tendência é que subam em todas as agências.

Aquelas que mantêm valores muito abaixo do normal podem despertar desconfiança.

  • Tempo de duração da consultoria:

Você contratou essa consultoria por quanto tempo? Esse será outro ponto de enorme importância para determinar quanto custa uma consultoria empresarial.

Quais resultados podem ser esperados desse tipo de serviço?

Tão importante quanto saber quanto custa uma consultoria empresarial é saber sobre quais os resultados podem ser esperados para o serviço. O consultor atuará em diferentes setores de sua empresa.

Os resultados em gestão de pessoas, capital de giro e controle financeiro são alguns dos mais perceptíveis. Mas fora isso, o consultor poderá trabalhar muito bem a sua imagem digital, e garantir que você tenha uma boa prospecção de clientes através das ferramentas da web.

É importante que você converse com o profissional que vai lhe orientar sobre as melhores maneiras de medir os resultados. Assim você poderá acompanhar as estratégias para descobrir se esse serviço lhe ajudou.

Existem inúmeros softwares de gestão que acompanham métricas capazes de elucidar essas questões, e ajudarão você a ter uma ideia melhor sobre o que está acontecendo dentro do seu negócio.

E lembre-se: “Se você continuar fazendo as mesmas coisas, sempre terá os mesmos resultados.”

Até mais, te vejo com os vencedores!

Fechar Menu
Entre em Contato!

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita

Solicite sua Avaliação Gratuita